Wednesday, July 13, 2011

TROCANDO MOEDAS




No Brasil nao damos tanta importancia para as moedas, mas no exterior isso eh bem diferente. Nao costumamos joga-las na gaveta nem esquecer que elas existem, geralmente acumulamos e trocamos ou depositamos no banco.

Em 2009 quando fui ao Brasil em dezembro, troquei todas que eu tinha por dinheiro em cash, foram uns US$ 150.00 que estavam acumulados no meu 'cofrinho'.

Apenas um banco, pelo menos em NY, tem maquina que conta as suas moedas: o TD Bank.

Na 1a vez que usei o servico, era free, nao cobravam nada para quem nao fosse cliente do banco. Hoje em dia eles cobram 6%.

Eu estava juntando moedas ha mais de 1 ano, separo e uso apenas as de 25 centavos (uso pra maquina de lavar roupa, por exemplo); todas as outras, eu acumulei. O total que tive agora, foi algo em torno de US$ 125.00, fiquei meio decepcionado, pois estava esperando bem mais que isso. Na verdade acho que fui roubado dessa vez, ja que no meio de tantas moedas, eu vi que foi junto uma moeda de R$ 1.00, mas a maquina nao devolveu quando terminou a contagem. Na outra vez, lembro que eu tinha moedas de uns 4 paises diferentes, joguei tudo junto e a maquina separou uma a uma. No final, devolveu as moedas que nao eram validas em territorio americano. O mesmo nao aconteceu agora e eu sinto que eu tinha bem mais que US$ 125.00. Bom, paciencia.

Para usar eh bem simples: basta jogar as moedas nessa area que pode ser vista na foto, apertar o 'GO' na tela touch screen e esperar. Na tela tem alguns jogos com premio, custam US$ 2.00, mas nao testei nada disso.


Apos feita a contagem, voce recebe um recibo dizendo quantas moedas de cada valor voce tem e o total. Esse recibo levamos ao caixa e pegamos o dinheiro ou depositamos, descontando os 6% para quem, como eu, nao eh cliente do banco.

No comments: