Saturday, July 23, 2011

TEMPERATURA EM NY

A temperatura esta ficando cada vez mais louca, aqui em NY a impressao que temos, eh que existem apenas duas estacoes no ano: verao e inverno. Agora em 2011 tivemos o inverno mais rigoroso dos ultimos anos, uma das nevascas do comeco do ano, so nao foi pior do que uma teve em 96, se nao me engano. Em maio ainda estava um pouco frio, principalmente para turista. Quem se acostumou com o frio durante 6 meses seguidos, ja sentia que a temperatura estava aumentando.

A primavera durou poucas semanas, logo em seguida comecou a esquentar, mas a esquentar muito, MUITO mesmo. Ontem, 22 de julho, a temperatura chegou a 104 F, em Celsius isso significa 40 graus, mas a sensacao termica estava perto de 50 C.

Ja peguei calor de 50 graus no Brasil quando morava em Palmas, e pegava quase isso em Cairns, na Australia. Mas por aqui eh bem diferente, em NY parece que estamos numa sauna. De um lado de Manhattan temos o Rio Hudson, do outro, o East River. A umidade aumenta demais, recebemos aviso para nao sairmos na rua entre 11am e 3pm. Bom, nao adianta tentar explicar como eh, so quem esta por aqui vai entender.

O calor de ontem foi o mais forte desde 1977!!!!

Por outro lado, o frio tambem eh cruel. Nao apenas pela temperatura, mas tambem pela sensacao termica. O vento do inverno novaiorquino parece que vai rasgar nossa pele.

Eu, que nunca gostei de frio, estou com saudades do inverno. Para quem esta pensando em passear em NY, eu aconselho a vir em setembro ou outubro, no outono. Eh a estacao com o clima mais gostoso.

Um fato curioso que aconteceu ontem num trem por aqui:
Uma mulher simplesmente tirou a roupa. Obvio que foi mais pra chamar a atencao, ate porque os trens e onibus tem ar condicionado.





1 comment:

Anonymous said...

Companheiro, só de ler seu relato já dei uma suada e olha que hoje está bem fresco aqui no Sudeste.
Eu odeio calor e já fico muito, muito mal humorado com os 33° que costumam assolar São Paulo em fevereiro. Nunca estive em NY e nem pretendo conhecer esta cidade porque pelo que já vi no Google Street Wiew, tirando a Times Square NYC é feia que dói. Mas meu primo já morou ai e diz que no verão você anda e nada ao mesmo tempo dada a altíssima úmidade. Uma coisa que ele disse e me chamou a atenção e que talvez você possa confirmar é que nos bairros pobres, tipo Bronx, Bed Stuy, Hells Kitchen e afins no verão tem blecautes quase diários para evitar o alto consumo de energia com ventiladores(Já que nestes locais ar condicionado é luxo).
Outra coisa: Ai em NY também tem aquelas cenas que a gente vê na TV, das pessoas abrindo os hidrantes pra se refrescar pela rua, em uma atitude bem 'terceiro mundana'?.
Lendo seu relato lembrei de quando estive em Limeira no começo de 2010, quando o ônibus abriu a porta na rodoviária o ar quente entrou como que esbofeteando a nossa cara e o termômetro local marcando 36°. Comparando a Nova York até que estava bem fresco...
Um abraço meu caro e obrigado por compartilhar conosco suas aventuras.
P.S - Quanto a cidadã peladona no metrô só não me espantei mais porque nos anos 80 descobri que Vovó Mafalda era homem e deste então nada mais me surpreende.